Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dar valor a si mesmo

É, talvez, cínico falar que a sociedade é um gigante que conspira contra você, fazendo com que você se sinta mal consigo mesmo, porém, não é totalmente errado pensar assim. Os publicitários fazem com que você se sinta mal, então, você precisa comprar os produtos que eles anunciam. Políticos fazem com que você se sinta incapaz, então, você depende das políticas e dos programas deles, e até mesmo seus amigos e colegas podem fazer com que você desista de algo, ao invés de incentivá-lo.
Você pode ter todo o conhecimento e habilidades do mundo, mas isso não significa nada se você não se sentir motivado para usá-los; é como ter um Lamborghini,   mas não ter uma licença para dirigir. Ele parece brilhante na garagem, mas você não está desfrutando de nenhum valor do carro até que você o leve para dar uma volta.
Valorizar a si mesmo é em parte uma questão de desenvolvimento pessoal, e em parte uma questão de escolha. Para dar valor a si mesmo, você precisa sentir que é merecedor desse valor. Na realidade, você merece seu valor, mas esse questionamento geralmente te ajuda a provar isso pra você mesmo, ajuda a alcançar um objetivo, a aprender uma habilidade, ou alcançar alguma distinção. E para se dar valor, você precisa dizer "Eu sou valioso”.
Isso é um ponto importante.
O modo como pensamos sobre nós mesmos é muito mais uma questão de aprendizado, como outro qualquer. Se alguém te diz que você não vale a pena várias vezes, e você não faz nada para se opor a isso, então você vai ser levado a acreditar que você não vale a pena, pois é assim que suas conexões neurais vão se formar. Mas se você repetir, e acreditar, e se comportar de modo a dizer a si mesmo que é valioso, é nisso que você acreditará.
O que é dar valor a si mesmo? É, na verdade, muitas coisas. Por exemplo, é acreditar que você é bom o suficiente para ter uma opinião, ter voz, ter uma palavra, e suas contribuições de fato são interessantes. É acreditar que você é capaz, que você pode aprender a fazer novas coisas e ser criativo. É a sua habilidade de ser independente, e não precisar de alguém ou de alguma instituição de auto-ajuda para viver, e autonomia, capaz de tomar suas próprias decisões e viver sua vida de seu jeito.
Todas essas coisas são suas por direito. Mas elas nunca serão dadas de graça a você. Você tem que ir buscá-las, acreditando em si mesmo (não importa o que os outros digam) e sendo autônomo.
Sua escola não tem aulas sobre isso (e pode inclusive estar tentando diminuir sua autonomia e auto-estima; preste atenção nisso). Por isso você deve encarregar-se de desenvolver seu próprio senso de valores e auto-estima.
Faça isso todos os dias. Diga a si mesmo que você é inteligente, legal, forte, bom, e o que mais você quiser ser. Diga isso em voz alta, pela manhã - escondido pelo barulho do chuveiro, se preferir, mas diga. Então, pratique esses atributos. Seja inteligente resolvendo palavras cruzadas. Seja legal fazendo seu estilo de moda. Seja forte fazendo algo que você tinha se comprometido a fazer. Seja bom praticando uma boa ação. E a cada vez que você fizer isso, lembre-se que, de fato, você possui tudo isso.

5 comentários:

  1. Boa noite
    Como foi bom ler esse texto!
    Não é fácil remar contra a correnteza de pessoas e situaçãoes que nos fazem sentirmos desvalorizados.
    Mas mesmo diante de tudo , vale a pena sabermos que somos pessoas únicas, com valor próprio, e não precisamos da aprovação do outro para nos valorizarmos; sabemos o que podemos, e como devemos agir e fazer.
    Obrigada pelo ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. oi tudo bem,nos mulher precisa dar valor ,para os homem dar valor,nos nao podemos deixar os homem pisar,sempre ter auto estima e ser feliz ai as pessoa vao ver voce de outro jeito...bjao bom dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade usou as palavras certas, pois, eu tenho o poder de auto me destruir me chamando de incapaz e que só irei ser feliz ao lado de um único ser. Eu vou e eu posso se a melhor.
      Opa eu vou eu posso não EU SOU A MELHOR.
      Pois, se eu não me ver e me sentir assim, quem é que vai?

      Excluir
  3. parabéns ! e obrigada pelo seu texto; para mim fez diferença.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto, meus parabéns. Me ajudou muito. Obrigado.

    ResponderExcluir