Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Viver de forma significativa

Essa é provavelmente a coisa mais difícil de todas para se aprender, e a menos ensinada.
Viver de forma significativa é, na verdade, uma combinação de várias coisas. É, num primeiro momento, sua dedicação a algum objetivo ou meta. Mas é também seu senso de avaliação e dedicação aqui e agora. E, finalmente, é a realização de seu lugar no mundo, de tudo que você significa, é algo que você deve criar pra si mesmo.
Muitas pessoas vivem sem ter um propósito na vida. Elas se preocupam em ganhar mais e mais dinheiro, ou buscam a fama, o poder, e, caso não atinjam esses objetivos, elas sentem suas vidas vazias e sem significado. Isso ocorre porque as pessoas confundem significado com finalidade – dinheiro, fama e poder são coisas que as pessoas desejam com a finalidade de sentirem-se melhores.
O que é dar valor à vida?
Isso é você quem decide. Eu tenho escolhido dedicar minha vida a ajudar as pessoas a obter uma boa educação. Outros procuram curar doenças, explorar o espaço, venerar Deus, construir uma família, desenhar carros, ou dar esclarecimentos.
Se você não decidir o que é viver bem pra você, alguém decidirá, e em algum momento da sua vida você se dará conta que não está fazendo o que realmente deve, o que realmente acha importante. Por isso, tire um tempo hoje pra pensar sobre o significado de sua vida. Você pode mudar sua mente amanhã. Mas comece, pelo menos, tomando as rédeas de sua vida e se guiando para onde quer que você deseje.
A segunda coisa é pensar às vezes em “viver o momento”. Isso é essencialmente a compreensão de que você pode controlar seus pensamentos. Seus pensamentos não têm poder sobre você; a única coisa que importa é o momento presente. Se você pensar em algo – seja com esperança, com sensação de fracasso, com medo – que não possa machucar você, aí você poderá definir se deve ou não confiar nesse pensamento.
Um outro aspecto é o seguinte: o que você está fazendo agora é a coisa que você mais quer fazer. Agora você deve pensar, “Meu Deus! Eu preferia estar na praia de Malibu agora!”. Mas se você realmente quiser estar na praia de Malibu, é para lá que você irá. A razão de você não estar lá agora é que você escolheu outras prioridades em sua vida – sua família, seu emprego, seu país.
Quando você percebe que tem o poder de escolher o que fazer, você percebe que também tem o poder de escolher as conseqüências. E isso significa que as conseqüências – até mesmo as ruins – são na maioria das vezes parte de nossas escolhas.
Isso dito, o entendimento dessa questão é muito libertador.
Pense nisso, como um leitore significa que o que eu mais queria agora era escrever esse artigo para você – sim, para você – que quer ler. E ainda mais magnífico é que eu sei, como escritor, que a coisa que você mais quer agora, inclusive mais importante que estar em Malibu, é ler minhas palavras. E isso faz com que escreva algo realmente importante e com significado – e isso faz com que eu ganhe mais uma razão para viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário