Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Como aprender!

A maioria das pessoas vive em seu próprio mundo, e, para a maior parte, está tudo bem. Mas é importante, pelo menos, reconhecer que existem outras pessoas, e que elas também vivem em um mundo próprio. Isso te salvará do erro de assumir que todos são iguais a você. E, até mais importante, isso permitirá que outras pessoas tornem-se uma surpreendente fonte de conhecimento e percepção para você.
Parte desse processo envolve observar as coisas com os olhos de um outro alguém. Um indivíduo pode estar, literalmente, num local diferente. Eles podem não enxergar o que você enxerga, e podem estar vendo coisas que você não vê. Ser capaz de entender como essa mudança de perspectiva pode mudar o que eles pensam é importante.
Mas, até mais significante, você precisa ser capaz de imaginar como as outras pessoas se sentem. Isso significa que você tem que, na sua cabeça, criar um modelo mental com os pensamentos e sentimentos de outras pessoas, e inserir você dentro desse modelo. Isso ocorre de melhor forma se você imaginar que é, de fato, uma outra pessoa, e ,então, coloca-se dentro da situação.
Provavelmente, a melhor forma de aprender como fazer isso é estudar drama ( não me refiro a estudar  Shakespeare, mas sim aprender a atuar em peças). Infelizmente, as escolas não incluem essa atividade como parte de seu currículo. Então, ao invés disso, você estudará matérias como religião e psicologia. As escolas também ainda não incluem essas matérias. Então, certifique-se de passar algum tempo em diferentes jogos de RPG (role-playing games) todo dia e pratique ser outra pessoa, com diferentes crenças e motivações.
Quando você é antipático, você começará a procurar e entender caminhos que te ajudem a criar uma ponte entre o abismo existente entre você e as outras pessoas. Ser educado e atencioso, por exemplo, serão muito importantes para você. Você será capaz de sentir a chateação de alguém se você for rude com ele. Do mesmo modo, será mais importante ainda ser honesto, pois você começará a ver quão transparentes suas mentiras são, e quão ofendido se sente alguém que é facilmente enganado.
Simpatia não é algum tipo de barganha. Não é a aplicação da Regra de Ouro. É um sentimento verdadeiro em você que, operado em sincronia com outra pessoa, produz um caminho que acessa a mente dessa pessoa, através de sua mente. Você é educado porque você se sente mal quando age de forma rude; você é honesto pois você se sente ofendido quando mente.
Você precisa aprender como ter esse sentimento, mas, uma vez que você o tenha, será capaz de entender como sua vida era vazia antes de tê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário